quarta-feira, 11 de junho de 2014

10 COISAS QUE SÓ ACONTECEM EM FILME DE TERROR

1 – Vamos nos separar


O clássico maior de qualquer filme de terror. Este item é inquestionável e praticamente acontece em TODO filme que tenha mais de um personagem. Os personagens estão lá, perseguindo uma entidade, um assassino, o que for, ai tem a ideia genial de que é mais seguro fazer isto…separado!


Não se sabe o porquê, mas este clichê irracional e completamente bobo é explorado até hoje. Todo espectador já sabe o que esperar ao ver um filme de terror quando, claro, em algum momento os personagens vão se separar pelo motivo mais abjeto possível.



2 – Caminhar no escuro é sempre o melhor


Outro que ocorre quase sempre. Os personagens se perderam, ou estão em algum lugar que não conhecem, enfim, alguma coisa deu errado e já é tarde da noite e está muito escuro. Evidente que o mais lógico seria ficar parado aonde você está, justamente pelo fato de que ali parado você minimiza as probabilidades de situações desconhecidas. Mas o que os personagens fazem? Sim, claro, muito melhor e mais seguro sair caminhando no escuro, num lugar que você não conhece, nunca viu e nem sabe onde vai chegar. Muito mais seguro, ainda, quando há algum maluco psicopata atrás de você que você não pode ver.


Esta variável ocorre com porões e casas, também; o personagem está perdido, acoado e morrendo de medo…e resolve entrar num lugar mais assustador ainda! É meio estúpido demais pensar que um lugar mais assustador é a forma mais inteligente de evitar sustos.
3 – O celular nunca funciona

Vocês já repararam como o celular nunca funciona, também?


Na hora que mais se precisa, é aí que o celular vai deixar o personagem pra trás. Vai desligar, falhar, enfim, “misteriosamente” ele deixará de funcionar no único momento que o personagem quiser usar. E “misteriosamente” ele também voltará a funcionar depois que o personagem não precisar mais, para ligar para alguém completamente aleatório, só para avisar que já resolveu todos os problemas sozinho.


4 – A polícia sempre chega minutos depois de tudo

Este é um clássico dos filmes de terror, mas também dos filmes de suspense e ação. Pode reparar, o personagem – sempre uma figura indefesa, lutando contra um mal maior – consegue resolver TODO o problema sozinho, com suas forças, na situação mais adversa possível. Aí, depois que ele já fez tudo, matou todo mundo, provou que é o cara mais resistente do planeta…chega a polícia, para cercar a área e encerrar o filme. A polícia nunca pode chegar a tempo de evitar que o personagem principal tenha que fazer tudo sozinho?


5 – O personagem principal super gênio


Este acontece principalmente em filmes de fantasma e/ou aparições.

Algum personagem secundário chega e conta a história mais fantasiosa possível, cheia de mistérios e ocultismo, a coisa mais sem pé nem cabeça do planeta, então o que o personagem principal resolve fazer? Internar o cara por esquizofrenia? Obviamente, não. Ele acredita em TUDO que o maluco disse e, claro, investiga no melhor estilo CSI minuciosamente todos os detalhes da história, juntando todas as pontas rapidinho e criando um conto crível e que todos passam a acreditar, não importa o quão absurdo este conto possa ser.


6 – Vilão imortal

Outro clássico. O vilão, por muitas vezes, é uma pessoa como qualquer outra, não é? Não. O corpo dele é feito de titânio e aguenta pancadas, cortes, tiros, o que for. O personagem pode tentar mata-lo de qualquer jeito mas, ainda assim, ele vai sobreviver de todas as formas possíveis, provando que a maioria dos vilões de filme é, invariavelmente, um mutante.


7 – Plot twist nos últimos segundos

Este é um clássico dos terrores mais atuais e vem acontecendo seguidamente. Para quem não sabe, o conceito de “plot twist” é, justamente, uma virada total no roteiro. Você está esperando alguma coisa, aí acontece outra totalmente diferente! Quem já entendeu, percebeu o clichê. Nos filmes atuais de terror, PRATICAMENTE TODOS se utilizam deste plot twist, mesmo que não tenha nenhum sentido para a história.


Você vai ver o filme já esperando que, nos últimos segundos, antes dos créditos, todo aquele “final feliz” forjado vai se despedaçar, em uma última cena de susto que, na maioria das vezes, não acrescenta absolutamente nada. Pode ver, a maioria dos plot twists do terror é completamente boba, só porque virou obrigação ter.


8 – Eu sei de tudo


Sempre, SEMPRE vai haver um personagem no melhor estilo Morgan Freeman que vai aparecer do nada e explicar tudo. Ele surgirá aleatoriamente na trama e irá explicar toda a relação entre problemas x personagem principal x vilão; todas as conexões, tudo que o universo inteiro precisava saber, mas só o personagem “sabe tudo” conseguiu perceber. Sempre tem um personagem que conhece os mistérios ocultos e ninguém acredita nele.


Geralmente é este personagem “sabe tudo” que conta os segredos para o personagem “super gênio”, descrito no item 5, ir investigar depois.


9 – O carro que não liga


Estamos em 2013 e, pode ter certeza: o carro nos filmes de terror continua falhando. Não importa se é um utilitário novíssimo, cheio de botões e estudos, ainda assim, ele vai deixar de funcionar na hora que o personagem mais precisar utiliza-lo. Não importa se é uma BMW caríssima, com revisão recém feita, enfim, a lógica mais cabal diz que ele não deve funcionar no filme de terror.


10 – O mártir da galera

Mesmo sabendo da imortalidade dos assassinos, da força descomunal das entidades do além-túmulo e, mesmo considerando que TODO MUNDO quer sobreviver, ainda assim, vai surgir o mártir da galera. Aquele personagem que sempre quer bancar o bonzão e está disposto a fazer a coisa mais absurda possível, só para que os outros sobrevivam, enquanto ele morre de uma maneira dolorosa e lenta.


Bom pessoal foi isso ! até o proximo post.






fonte:http://proximasessao.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...