Jack O'lantern ( Jack da Lanterna), foi em vida um homem desonesto e preguiçoso, Jack - O miserável, como era conhecido. Em um dia, estava sem dinheiro, chamou o demônio para tomar uma bebida. Sugeriu a ele, que pregassem uma peça no dono do bar, e pediu para que o demônio se transformasse em moeda e entrasse na carteira de Jack, pra que o dono do bar ficasse no prejuízo.Porém, quando Jack foi coloca-lo em sua carteira, colocou junto uma cruz de prata, impedindo que o demônio pudesse sair, e só tirou o demônio de lá, assim que lhe prometesse que nunca levaria sua alma para o inferno.
Outra vez, ele convenceu o demônio a subir numa árvore para apanhar frutas. Quando ele estava no topo da árvore, Jack esculpiu uma cruz no tronco da árvore, prendendo o demônio, novamente, e só foi libertado após prometer nunca levar sua alma para o inferno.
Quando Jack morreu, não podia entrar no céu, pois era desonesto e mentiroso, então foi parar na porta do inferno. Devido à sua promessa o demônio foi obrigado a libertá-lo. Jack fica vagando por aí por uma noite eterna, apenas com uma lanterna cedida pelo demônio. Com o tempo, as lanternas se tornaram símbolos para afugentar o “Jack Miserável” e outros espíritos errantes. A tradição de esculpir rostos assustadores em vegetais foi inicialmente registrado no final do século XIX. Alguns dizem que as lanternas em abóboras eram utilizadas antes mesmo das tradições do Halloween, para comemorar a temporada de colheitas.
Um nabo decorado para o tradicional Halloween irlandês do início do século XX,exibido no Museu da Vida Rural na Irlanda. |
achei interessante, mas... a história dele é uma lenda? pq tipo... como sabem o que aconteceu com o cara depois da morte...
ResponderExcluiré como dizem... lendas são sempre carregadas de misterio e muitas vezes quem as criou não esta mais entre nós para tirar esta duvida !
ExcluirObrigado pela visita :)