sábado, 25 de outubro de 2014

A origem das lanternas de abóboras - Jack-o'-lantern




   Quem nunca viu aquelas lanternas de abóboras que os americanos fazem no Halloween Você achava interessante e ingênuo, até vim parar aqui. O que eu vou contar agora, talvez deixe seu Halloween mais interessante e macabro.

   Jack O'lantern ( Jack da Lanterna), foi em vida um homem desonesto e preguiçoso, Jack - O miserável, como era conhecido. Em um dia, estava sem dinheiro, chamou o demônio para tomar uma bebida. Sugeriu a ele, que pregassem uma peça no dono do bar, e pediu para que o demônio se transformasse em moeda e entrasse na carteira de Jack, pra que o dono do bar ficasse no prejuízo.Porém, quando Jack foi coloca-lo em sua carteira, colocou junto uma cruz de prata, impedindo que o demônio pudesse sair, e só tirou o demônio de lá, assim que lhe prometesse que nunca levaria sua alma para o inferno.
Outra vez, ele convenceu o demônio a subir numa árvore para apanhar frutas. Quando ele estava no topo da árvore, Jack esculpiu uma cruz no tronco da árvore, prendendo o demônio, novamente, e só foi libertado após prometer nunca levar sua alma para o inferno.


   Quando Jack morreu, não podia entrar no céu, pois era desonesto e mentiroso, então foi parar na porta do inferno. Devido à sua promessa o demônio foi obrigado a libertá-lo. Jack fica vagando por aí por uma noite eterna, apenas com uma lanterna cedida pelo demônio. Com o tempo, as lanternas se tornaram símbolos para afugentar o “Jack Miserável” e outros espíritos errantes. A tradição de esculpir rostos assustadores em vegetais foi inicialmente registrado no final do século XIX. Alguns dizem que as lanternas em abóboras eram utilizadas antes mesmo das tradições do Halloween, para comemorar a temporada de colheitas.

  Na Irlanda e na Escócia, as pessoas começaram a fazer suas próprias versões de Jack O'Lantern, esculpindo rostos assustadores em nabos e batatas e colocando-os em janelas ou portas de perto para afugentar Jack Miserável e outros espíritos errantes do mal. Na Inglaterra, beterrabas grandes são usadas. Os imigrantes destes países trouxeram a tradição Jack O'Lantern com eles quando vieram para os Estados Unidos. Eles logo descobriram que as abóboras, uma fruta nativa da Africa Ocidental, era ótima para fazer as lanternas

Um nabo decorado para o tradicional Halloween irlandês do início do século XX,exibido no Museu da Vida Rural na Irlanda.

2 comentários:

  1. achei interessante, mas... a história dele é uma lenda? pq tipo... como sabem o que aconteceu com o cara depois da morte...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é como dizem... lendas são sempre carregadas de misterio e muitas vezes quem as criou não esta mais entre nós para tirar esta duvida !

      Obrigado pela visita :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...